quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Com o intuito de possibilitar aos nossos alunos uma aprendizagem significativa, a Semana Nacional do Trânsito em nossa escola foi trabalhada de diversas maneiras: Através do uso de materiais pedagógicos em aulas práticas, palestras com representante da Polícia Rodoviária Federal, confecções de maquetes, brinquedos, cartazes e apresentações no momento cívico de paródias, dramatizações. A Educação no Trânsito é um assunto que deve ser estudado desde cedo, na escola, uma vez que as estatísticas não mentem a respeito dos altos índices de acidentes que o trânsito no Brasil vem causando. E, para aqueles que já são habilitados e não tiveram essa formação, deve-se insistir em mais campanhas educativas para mudar a postura de nossos motoristas.








Produção de Texto sobre o Trânsito elaborada pela Aluna Isabella A. O. da Cruz do 3º ano "C" da Professora Simone Elias


Considerar:empurrou, trânsito, quase, faculdade, nos-sa, chamam.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

II PARTE - DIA "D" DE LEITURA - BULLYING X PAZ

Esse Dia “D” de Leitura foi muito intenso. As atividades foram das mais variadas possíveis. As professoras trabalharam inúmeras formas de se combater o Bullying, trabalhando o inverso, a Paz! A paz que é tão sonhada por todos, no mundo inteiro. Foram feitos muitos trabalhos baseados na paz. Na paz em sala de aula, durante o recreio com os coleguinhas, na hora de ir embora. Enfim, as professoras abraçaram a causa e o mais importante, vestiram a camisa desse trabalho para tentar sanar esse grave problema que aflige nossa escola, nossa cidade, nosso estado e nosso país. Abaixo segue fotos dos trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos durante uma semana de estudo sobre o Bullying.









segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Trabalho da Professora Dágla sobre o Bullying

DIA "D" DE LEITURA - BULLYING

O Dia “D” de Leitura da Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus, foi realizado no dia 16 de setembro do corrente ano e o tema trabalhado foi o “Bullying”, com o subtema “Paz”. Os trabalhos foram realizados durante uma semana em sala de aula através de atividades relacionadas ao tema como: palestras, pesquisas, produção de livros, roda de debates oral, conversa direcionada, montagem de murais, confecções de cartazes, criação de poesias, vídeo-aulas, slides, textos informativos, produção de textos, criação de paródias e desenhos. O fechamento das atividades aconteceu com apresentações no momento cívico conforme consta abaixo:

- Abertura com a música: Papai do céu na escola de Roberto Marinho.

1º ANO “A” Ana Rachel: Coreografia baseada na música Paz de Patati e Patatá .

2º ANO “B” Maria Íris: Paródia sobre o Bullying.

3º ANO “A e C” Marineide e Simone: Teatro mudo com o tema Bullying Virtual.

4º ANO “A” Sandra- Apresentação dos cartazes confeccionados a partir de pesquisas realizados durante a semana no momento cívico.

2º ANO “C” Dágla: Apresentação do mural sobre os trabalhos realizados em sala de aula.

2º ANO “D” Everane: Paródia com o tema: Bullying não.

3º ANO “D” Regiara: Apresentação de cartazes confeccionados em sala de aula sobre o Bullying.

3º ANO “E” Solange: Jogral de frases com Alfabeto do Bullying.

4º ANO “D” Aylana: Teatro - Janjão o fortão o pinote fracote.

4º ANO “C” Acassileide: Teatro - Grupo da paz em combate ao Bullying- Diga não ao Bullying e sim a paz.

5º ANO “C” Joselita: Palestra ministrada para os alunos do 4º ano “B”.

5º ANO “D” Nilde: Palestra ministrada aos alunos dos 1º anos “B” e “C”.

Juntamente com nosso Pároco Pe. Geraldo Dionízio, marcou presença também durante as apresentações no momento cívico de nossa escola, o Pe. João Batista de Freitas, Provincial da Pequena Obra da Divina Providência da Região Norte, que aproveitou o momento para conhecer nossa escola e falar um pouco com nossos alunos.

Observando o comportamento dos alunos em sala de aula, durante o recreio e a interação com os colegas e demais funcionários na unidade escolar, concluímos que os trabalhos realizados surtiram o efeito positivo esperado na aprendizagem.